terça-feira, 9 de junho de 2015

Professor de educação especial: profissão ou dom?


Quando optei por ser educadora especial me disseram tem que ter dom,mal sabia eu que aquela era só a primeira vez que iria ouvir aquilo,sim ao longo da minha vida profissional escutei muitas e muitas vezes isso.

Em primeiro lugar professor já é uma profissão bem mal vista no Brasil,muitas pessoas acham que ser professor é um dom.

Uma das profissões mais importantes que existem e extremamente mal remunerada.
Pior que nos professores especiais somos vistos como "pessoas de dom" até mesmo pelos nossos colegas ,professores do ensino regular,que acham incrível você ter optado por essa profissão(afinal não somos todos professores?)

Mas esse "dom" tem outro nome que eu chamo de aptidão, sim tenho aptidão pra educadora especial,não dom ,não nasci professora especial,me formei assim,tenho amor pela profissão sim,estudei muito pra isso(assim como todo profissional da educação).

Não fiz nenhum teste vocacional, aliás eu nunca sonhei em ser professora,nem magistério eu fiz,sim sou da época em que todos professores faziam magistério,fiz faculdade de publicidade e propaganda antes (metade ) não gostei,derepente me vejo fazendo pedagogia com ênfase em  deficiência,uma profissão incrível,difícil. 

Ser professor especial e ir trabalhar sem esperar grandes progressos, é sorrir quando um aluno leva um alimento a boca,mas também é estudar cada deficiência ou síndrome que você encontra em sala de aula,é  necessário ter tato,aptidão ou como chamam "dom" ,mas acima de tudo muito estudo.

É profissão não Dom.
*Por Jan M


Nenhum comentário: