domingo, 17 de maio de 2015

Mães especiais


Como sempre falo da minha experiência com crianças especiais, hoje vou falar das mamães especiais que passaram pela minha vida...

Foram muitas mães lindas e fortes (coloca força nisso)!

Algumas faziam tudo sozinhas, pois os pais não deram conta de serem “pais especiais”. Outras, com maridos mais fortes que elas ao lado. Umas tinham 2 ou 3 filhos especiais, e outras 2 ou mais filhos ditos “normais”.

Existem mães que até conseguiam sair para trabalhar fora e as que optaram viver em favor apenas daquele filho especial e, não sei se sabem, mas existem mães de filhos especiais que sofrem um luto pelo filho perfeito, ou seja, sofrem por não terem tido um filho normal tanto quanto àquela cujo filho simplesmente faleceu. É algo muito forte pra ser visto de perto. Eu não cheguei a passar por isso e vivenciar com elas esta fase, pois a maioria dos meus alunos tinham mais de 7 anos. Mas, além de ter estudado isso nos cadernos e livros, elas mesmas me contavam (desabafavam). É algo extremamente triste e que tem de ser superado, afinal. Complicado!

Era triste também conversar com elas sobre a involução do filho, pois havia crianças que não respondiam bem às atividades e não evoluíam o quadro. Puxa! Aquilo doía nelas, mas também em mim. Por outro lado, como era gostoso ver o sorriso de cada uma delas quando havia uma resposta favorável, ou seja, quando seus filhos evoluíam em algo... Podia ser um simples gesto, mas ele significava muito e a alegria dessas mães ao ouvirem isso era contagiante! Emocionante!

Como é bom, poder escutar o quanto eu era importante para vida dos filhos delas... Era gratificante!

Como foi difícil não me emocionar quando parei de dar aula para os filhos delas... Nós acabamos criando laços afetivos com as crianças e suas famílias, mesmo sendo restritamente profissionais.

Como é bonito ver a dedicação das mães aos seus filhos que, muitas vezes, nem mesmo correspondem como elas queriam ou como era de se esperar!

Foram mães super protetoras, mães seguras, mães inseguras, mães felizes, mães cansadas, mães acompanhadas, mães sozinhas, mães novinhas, mães mais velhas... Afinal, todas tinham algo em comum, o amor pelos seus filhos e mães assim não são somente mães, são mães especiais!

*Por Jan M.

Nenhum comentário: