terça-feira, 29 de março de 2016

O bebê nasceu e você vai dar conta de tudo

Uma das afirmações que mais me assustam no universo materno é esse aí de cima. Quantas e quantas mães não se encantam por esse mantra, cantado diariamente, que até se orgulham de dizer que dão conta de tudo, sozinhas.

Passamos a gravidez já nos preparando para competir pelo troféu “Mãe do Ano” e, nessa corrida, cada sofrimento, cada angustia, cada lágrima, parece que conta mais um ponto. Eu, particularmente, acho essa situação muito perigosa.

É claro que há casos que teremos que nos virar mesmo sozinhas e, obviamente, vamos sobreviver. Porém, cuidado!


(papo entre mães)

- Será que o mundo está mesmo um lugar tão frio e egoísta que não tem ninguém, ninguém para te ajudar?

“Pior que não.  Lá em casa, o pai é um sem braço, minha sogra é sem noção e minha mãe é muito sem jeito, sabe? Prefiro cuidar sozinha.”

 - E babá? Uma babá de confiança poderia te auxiliar bastante.

“Não, imagina, do meu filho cuido eu. Faço questão de fazer do meu jeito”


- Mas, alguém para te dar suporte nos afazeres domésticos você vai ter, né? Sabe, quando o bebê nascer você vai dormir mal, comer mal e mal terá tempo para ir ao banheiro. Os pequenos demandam demais da gente e fica difícil até suprir as necessidades básicas. Imagina limpar, lavar, passar e cozinhar. Você também precisa se alimentar bem, sabia?

“Ah sim. Mas, eu vou conseguir. Minha amiga teve gêmeos e não tinha nem diarista!”

- É que os primeiros meses são muito puxados. É muita novidade. Amamentação exclusiva, livre demanda, a gente fica um caco. Emocionalmente e fisicamente, sabe? Também precisamos de carinho nesse período. Você vai se sentir muito cansada, seu corpo ainda estará se recuperando. A barriga não ainda será a mesma, os cabelos quebram, caem, a pele perde muito do viço. Olhar para o espelho não vai ajudar. Você – além do bebê – também vai precisar de colo. Alguém para acalmar o seu coração quando não conseguir acalentar a criança, para fazer uma massagem no pé ou um cafuné. Preparar um chazinho. Fazer umas marmitinhas delícias e deixar congeladas. Pode ser seu marido, sua mãe, sua vizinha. Não importa. Mas, sim você vai precisar de ajuda. Aceite.

“Nem pensar, nem quero visita em casa. Se alguém ligar nem vou atender. Vou fingir que estou dormindo.”

- Mas, e se você se deprimir? Achar que não vai dar conta? Essas coisas acontecem. É muito bom conversar. Ter alguém por perto para te fazer rir, secar sua lagrima se você chorar, te socorrer se tropeçar.

“Nossa, mas você só tem coisa ruim para me falar, hein? Aff, que amiga!”

- Claro que não. A maternidade é mágica e com certeza vai te proporcionar momentos incríveis. No fundo, no fundo, eu também sei que você vai dar conta de tudo sozinha. Mas, a verdadeira pergunta é “A que preço?”.

A que preço, amiga?


Deixa o pai fazer papel de pai. A sogra fazer papel de vó, e sua mãe, fazer papel de sua mãe ainda. Todo mundo vai sair ganhando com isso. Inclusive, você e seu filho.
Por favor, permita-se.


Cinthia Fontoura
Mãe de 3

Pai fazendo papel de pai!

Como cuidar de dois bebês e a filha mais velha e ainda sobrar um pé livre?

(clique no link acima para ver o vídeo)

- Nos acompanhe clicando aqui AQUI e curtindo nossa página no facebook.

Nenhum comentário: