domingo, 4 de outubro de 2015

Depois que nascer você nunca mais vai dormir (ou Noites eternas que passam)



6a00e55455c93588330115712ef26a970c.jpg (335×448)


Faz um mês que me tornei mãe novamente. Faz um mês que não durmo duas horas seguidas. Faz um mês que não faço xixi na hora que tenho vontade e nem tomo banho por mais de 5 minutos. Faz um mês que a comida é servida fria. Faz um mês que minhas costas doem e meu sono está atrasado. Será que passa?

Passa! Mas enquanto não passa... a gente sobrevive. O bebê faz “nhé” e a mãe com o sono mais profundo desperta. É simples assim, pensava que o bebê ia ter que esgoelar, mas não! Acordo, levanto e vou dar de mamar. Já estava na minha programação, antes mesmo de eu sonhar em engravidar.

Mas ainda assim não deixa de ser cansativo, com bebês recém-nascidos então... as mamadas são intermináveis. Eles mamam tão devagarinho, tão de pouquinho, com tanto esforço, que dormem de novo no meio do serviço. Aí vem a vizinha: “Tem que tirar a roupinha para o bebê ficar desconfortável e não dormir”, vem a madrinha:  “Conversa com ele para ele não dormir” e a sogrinha: “Acende a luz para ele não dormir”. Porém o bebê não quer saber, está tão cansado de sugar, que quase desmaia.

E ainda tem que arrotar... e arrotar desmaiado é difícil, né? Põe o bebê na vertical e espera... e espera... e espera...... e, finalmente, arrotou!!!! Ufa! É o único momento da noite que você quase fica feliz! Quase, porque logo que coloca o baby no bercinho ele acorda de novo. Meu marido lembra da infância: “Sabe aquela bonequinha que quando deita fecha os olhos? Aqui em casa é ao contrário. Quando deita abre os olhos”. Se você riu, é porque sabe muito bem do que estou falando.

Mas a verdade é que passa mesmo. A cada dia, o bebê fica mais forte, mama um pouquinho mais, cansa um pouquinho menos, arrota com mais facilidade. Até as temidas cólicas vão embora e o maldito refluxo dá adeus. Como eu sei disso? 
É que não sou mãe de primeira viagem.

Acredite, depois que nascer você vai dormir sim. São noite eternas, que passam.

Por Cinthia Fontoura - Nos acompanhe clicando AQUI e curtindo nossa página no facebook.

Photo credit: ponasniekas

Nenhum comentário: