terça-feira, 24 de março de 2015

Cada coisa a seu tempo


Como uma boa ariana, eu sempre fui controladora. Me programei pra quase tudo na vida. Me casei e pensava em ter filhos mais pra frente. Quando fiquei grávida, não estava planejado, mas a notícia foi muito bem recebida, apesar de inesperada. Durante os meses de espera, programei como gostaria que as coisas acontecessem. Tudo cronometrado, eu só tinha esquecido que estava lidando com outra vida, um pequeno ser que já nasceria com vontade própria.

Eu já tinha tudo planejado. Amamentaria 3 meses (nem sequer lavei as mamadeiras que comprei. Não tinha leite artificial em casa). Depois, apresentaria meu filho ao mundo dos bicos de silicone e voltaria a trabalhar feliz e contente quando encontraria uma boa escola que ficaria responsável pelos seus cuidados no período em que eu estivesse enfiada no mundo corporativo.

O início da amamentação foi terrível (mas vou deixar essa história pra outra hora), mas após três meses de amamentação exclusiva chegava o momento de colocar em prática o primeiro plano que tinha para as nossas vidas. O banho de água fria veio quando o meu pequeno simplesmente se negou a aceitar a mamadeira... quer dizer, as mamadeiras. Comprei absolutamente TODOS os bicos disponíveis no mercado. Ele não aceitou nenhum deles. Ele queria estar comigo, queria o meu leite. Sofri alguns dias sem entender porque ele ‘fazia isso comigo’ e depois comecei a perceber que, mesmo fugindo de tudo que EU havia planejado, ELE tinha outra programação pra nós.

Decidi esperar alguns dias e parar de insistir nas milhares de mamadeiras e leites diferentes que havia comprado. Lá estava eu, amamentando a cada 3 horas. Era a primeira lição que ele me ensinava: “Mamãe, paciência!”

Comecei então a pensar na escola... aliás, tentava pensar no assunto. Mas meu coração não deixava. Cada segundo que imaginava meu filho sendo entregue a um desconhecido, meu coração se dilacerava.  Aquele tal ‘amor de mãe’ tinha aflorado em mim de uma forma completamente inesperada. Era a segunda lição que meu filho me ensinava: “Mamãe, você vai me amar mais que qualquer plano que tenha feito”.

Acabei solucionando com uma tia que estava ‘louca’ pra ficar com ele. Mas ainda tinha a questão da mamadeira. Por mais que eu insistisse, ele fazia um escândalo cada vez maior a cada tentativa. Fechei meus ouvidos pros comentários da sogra que dizia que ele não dormia a noite porque estava viciado no peito (ele mamava a cada três horas mesmo com 4 meses), respirei fundo e encarei esse desafio. Eu já estava convencida, amamentaria até os 6 meses, afinal, eu tinha que me programar né. Para minha surpresa, aos cinco meses ele não quis mais. Ele recusou o peito. Ele desmamou sozinho. Quem ficou no vazio fui eu. Acho que entendi o que ele sentiu quando eu quis introduzir a mamadeira a qualquer custo. E aí aprendi minha terceira lição, uma que pretendo levar durante toda a criação do meu pequeno: “Mamãe, por favor, espere a minha hora”.


Hoje, meu pequenos tem 1 ano e 8 meses e quando alguém me pergunta quando vou desfraldá-lo ou colocá-lo pra dormir na sua cama (eu confesso, ele ainda dorme no meu quarto) eu apenas respondo: “Quando ele me der o sinal de que está pronto”.

*Por Carlinha M.

4 comentários:

Unknown disse...

Adorei né.. eu como boa ariana... tava tudo meio assim.. mas eles vem com os olhinhos deles e quebram tudo!

Nathalia disse...

Acho q a pior parte eh qnd temos q deixar com algm pra trabalhar :/ a minha ta com 2 meses e ja sofro soh de pensar, pq pra mae nunca terá algm q cuide como a gente .

Blog Muito Além das Fraldas disse...

Nathalia, acho que é essa é uma das "decisões" mais dificeis. Assim, entre aspas, porque nunca é algo que a gente tem muita opção, infelizmente. Ter um filho e colocá-los aos cuidados de outra pessoa mexe demais conosco mesmo! Esperamos que o processo todo de adaptação seja tranquilo para você e sua bebê! Qualquer coisa, venha desabafar conosco! Um abraço!

Unknown disse...

Nossa me arrepiei, ser mãe tb é saber respeitar o momento que cada pequeno tem, diferente um do outro :-)