domingo, 17 de julho de 2016

Bullying na Escola

Mês passado dei uma palestra sobre bullying na escola de meus filhos e percebi algumas coisas bem interessantes, que compartilho com vocês:

As crianças na idade de 6 e 7 anos pouco entendem sobre Bullying, aliás, quando comecei a palestra perguntei o que eles achavam que era o bullying e muitos responderam que era para colocar café ou chá! E viva a inocência da crianças (risos)


Quando falamos sobre esse tipo de assunto temos que estar preparados para tudo, principalmente, para interrupções e histórias sobre como eles sofrem bulliyng... dar um sorriso de solidariedade e continuar, apesar do nó na garganta.

Outro ponto é que, de repente, fica claro e transparente quem sofre e quem faz bullying só de passar meus olhos atentos na platéia. 
A medida que eu falava mais sobre o assunto eu via varias crianças virando conchinha. Se encolhendo em posição fetal sabe? Imaginem o quanto aquela criança está sofrendo. E também via os prováveis causadores de bullying ficando sem graça e com as bochechas vermelhas.

É minha gente, ofensas tipo gorda, baleia, neguinho, baixote... parecem o famoso mimimi, mas não são não! Por mais que muitos ainda achem normal, que falem que "na nossa época era comum e que não existia essa de bullying", o fato é que doía e (ainda) dói demais em quem sofre!  Se ofende, se dói e se deixa marcas profundas (psicológicas ou físicas), não é brincadeira.

Como mãe e como pedagoga (sim, o bullying pode interferir e muito na vida acadêmica do aluno) eu peço: por favor, prestem muita atenção em mudanças bruscas de comportamento do seu filho (a); se ele está arredio, triste e não quer ir mais para escola é hora de investigar, questionar, se aproximar e entender. Não ache que é frescura. Não ache que é brincadeira. Poder ser Bullying!

No final das palestras, sempre deixava claro para eles que a culpa é de quem faz o bullying e não de quem sofre. E vou pedir aqui para vocês reforçarem isso com seus filhos em casa. Vamos falar do assunto na mesa do café. Vamos deixar claro para nossos filhos que não é certo fazer, e muito menos normal sofrer.

Ao terminar a ultima palestra desse mês, veio conversar comigo uma menininha que se encolheu a plenária toda. Ela passou a mão no meu rosto, e disse “Tia sabia que você e linda?” Eu respondi que "ela que era linda" e, claro, saí de lá super feliz.

Se teve resultado? Acredito que sim. Minha filha, que estuda na escola, me disse que, no mesmo dia, um dos garotos que "zoava" sempre alguns meninos chamou todos para brincarem. A sementinha foi plantada.

Jan M Bormann
Pedagoga e Mãe de dois filhos


Mas, afinal, o que é Bullying? O cientista sueco Dan Olweus define bullying como uma forma de assédio contra um indivíduo mais fraco, em forma de apelidos, zombações por sua religião, sua opção sexual, nacionalidade e também por sua aparência física. Fonte: https://racismoepreconceito.wordpress.com/2010/06/11/bullying/

Gostou do texto da Jan? Veja mais!

- Nos acompanhe clicando aqui AQUI e curtindo nossa página no facebook.



Nenhum comentário: