sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Voltas às aulas que Delícia! Ou não

A maioria das crianças anseia mais do que tudo pela voltas às aulas. Rever amigos, fazer amigos! Cheirinho de caderno novo, novas descobertas, novos caminhos. Tão bacana!

Mas, a verdade, é que esse ano meus filhos trocaram de escola e ficamos (todos) contando os dias para o início das aulas! Eles queriam mais do que nunca fazer novos amigos, conhecer a professora, o espaço físico. Explorar tudinho. 



Explorar, essa é a palavra. Que delícia! Quem se lembra do friozinho na barriga do primeiro dia de aula? A expectativa da aceitação e o medo do novo se misturando com a felicidade de estar lá. Como era bom!

Mas eu, mãe,  me senti mera expectadora nesse recomeço. Sei que também faz parte do papel de mãe expectar (risos). Mas, deixar ir (entrar na escola) sozinho é a parte mais difícil. A gente faz cara que quer que ele vá direto, feliz, sem olhar para trás. Mas, no fundinho, fica até torcendo para ele fazer um charminho e pedir mais um beijinho. 

Ansiosa, perdi o sono na noite anterior ao primeiro dia de aula... certeza que eu estava mais tensa que ele ( ou no mesmo nível hahaha). De qualquer forma, de lá para cá, todo dia, faço cara de corajosa e digo: "Vai meu filho, vai que não pode chegar atrasado (para a vida)!".

Tudo isso porque meu bebê de 5 anos está indo para o primeiro ano do fundamental (todo orgulhoso) e, eu, (boba) com medo que ele não consiga se adaptar a esse mundo de escola grande. Mas vai conseguir. E a minha mais velha então? Tão bom coração, gosta de todo mundo. Ai que medo que ela não seja correspondida.

Como é louco ser mãe né, meninas? Quantos sentimentos envolvidos nesse começo, quantas dúvidas. E pensar, que para eles, é tudo tão mais simples. Que bom! 

P.S. Esse é um texto meio sem pé nem cabeça de uma mãe que apesar de pedagoga é mãe.

Jan M Bormann
Pedagoga e Mãe de dois filhos


- Nos acompanhe clicando aqui AQUI e curtindo nossa página no facebook.

Nenhum comentário: