sábado, 2 de abril de 2016

Ser Mãe de Autista é, antes de tudo, Ser Mãe

Quando me pedem para expressar meu sentimento quanto a ser mãe de uma criança especial, me vem primeiro a cabeça o sonho que eu sempre tive: Ser Mãe. Independentemente de qualquer condição, ser mãe já demanda bastante. Demanda amor, dedicação e tempo. Demanda renúncia, escolhas. Demanda mudança, amadurecimento.

Mas, ser mãe de uma criança especial não somente te faz mais forte, como te coloca numa vida que você não pediu, não previu, numa situação que você tem que abraçar e encarar, mesmo sentindo-se vulnerável.



Ser mãe de autista é viver com muita, muita emoção. Emoções diversas. A começar pela percepção de que algo está diferente com o seu bebe. A emoção neste caso é dolorida. Encarar a realidade não é fácil. Você esquece marido, amigos e a sua própria vida. Você quer entender o porquê disso tudo e tenta, em vão, "desautistar" o seu filho.

Depois, vem a facada no peito: o diagnóstico. Este papel que muda seu rumo. Que destrói muitos dos seus sonhos, mas te faz mais forte. Te faz buscar esperança de onde você pensava não existir.

Vem o luto, a revolta. O "por que comigo?". E você age, você reage, mesmo sentindo muita dor. É uma dor na alma, uma dor indescritível. Um medo do futuro. Do que será de seu filho quando ele não puder mais contar com os pais. Mas você luta, você busca as terapias, busca o melhor para o seu filho.

E, depois de um tempo, começam a aparecer as emoções que te deixam mais feliz do que quando você soube que seria mãe. Você vê que o seu filho é feliz, independente do nome do que ele tem. Você vê os progressos e valoriza cada mínimo detalhe do seu desenvolvimento.

Algumas amizades se afastam, mas o autismo te traz outras tão ou mais especiais. Você finalmente enxerga a luz no fim daquele túnel que antes parecia tão escuro. E aprende a valorizar as tuas vitorias e a quem dá valor a elas.

Não é fácil ser mãe de autista. Nunca será uma tarefa fácil. Se trata de uma criança que, com poucos anos de idade, tem mais compromissos do que muito adulto. Significa abrir mão de algumas ocasiões, antes tão importantes, e entender realmente o que significa dificuldade sensorial. Você praticamente aprende uma nova língua e se sente deslocada de outras mães, caso estas não vivam em seu mundo também.

Contudo, desenvolvi também uma força incrível, que cresce a cada sorriso, a cada palavra nova, a cada conquista. Convivo com um ser humano de alma pura, que muito mais me ensina do que aprende comigo. E, sim, aprendi a dar valor as pequenas belezas da vida. Ao que realmente importa.

Melissa Gazen de Mesquita, mãe de Pietro (5 anos)

- Nos acompanhe clicando aqui AQUI e curtindo nossa página no facebook.

Nenhum comentário: