quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

A Lancheira do seu filho é Saudável?

Com essa euforia toda dos pequenos na volta à aulas, nós, mamães, é que ficamos de cabeça quente em relação ao que mandar na lancheira diariamente. Opções junk food (alto teor de calorias e baixo valor nutricional) não faltam, mas opções realmente saudáveis, faltam e faltam muito em muitas lancheiras por aí!

Por isso, convidamos Manoela SenaChef na Porções de Amor Papinhas para dar uma ajudinha para gente montar uma lancheira com muito mais sabor e muito mais saúde. "Sim, é possível fazer um lanche gostoso e saudável para a criançada sem se estressar todo dia. A gente só precisa de um pouquinho de planejamento. Pensar no cardápio da semana escolar com antecedência é fundamental."




Fica o alerta também para os alimentos já conhecidos da galerinha que achamos ser saudáveis, mas que na verdade são junk food disfarçados!


Junk Disfarçados de saudáveis

Basta uma olhada rápida no Google para acharmos diversas informações sobre itens que, teoricamente, não farão mal à saúde dos pequenos mas que na verdade podem ser verdadeiros venenos. Manoela Sena lista e comenta alguns deles:

Suco de caixinha – Pode parecer inofensivo, mas não é. De acordo com uma pesquisa feita aqui em São Paulo pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), esses sucos contêm altos índices de açúcares, corantes e aromatizantes. A amostra foi composta por 12 bebidas à base de fruta comercializadas em caixinha e garrafinhas de plástico. Além desses malefícios, algumas pessoas já reclamaram de "surpresinhas" encontradas dentro das embalagens, como fungos, tecido orgânicos, lagartixas e até ratinhos bem pequenos. Então, na minha opinião, a melhor opção para esses sucos é deixá-los nas gondolas dos supermercados.

Bisnaguinha – Você sabe o porquê que esse pãozinho amado pelas crianças é tão fofinho? Vou te contar, é fofinho por conta da gordura hidrogenada, mas eu não estou falando de pouca gordura e sim de muita mesma. Esse pão é feito com farinha branca e açúcar, ou seja, tem poucos nutrientes e zero de fibras. Não é legal manter diariamente esse tipo de pão no cardápio dos nossos filhos.

Cereal Matinal – Esse item faz muitos olhinhos brilharem, mas são terríveis bombas de açúcar, o que explica o fato de serem tão gostosos. Os carboidratos encontrados em cereais matinais são grãos refinados e super processados, com altas taxas de açúcar. Quando você acorda seu corpo precisa de combustível no café da manhã, mas se esse combustível vem de cereais açucarados seus níveis de açúcar no sangue sobem absurdamente. Depois de digerir os cereais, os níveis de açúcar no sangue voltam a cair, o que sinaliza ao cérebro que ele precisa de mais açúcar. Por isso, durante todo o dia, as crianças ficam mais propensas a comer mais doces, sucos e outras guloseimas. Quando o açúcar no sangue continua subindo e descendo, ele faz com que o corpo sinta ainda mais fome e também que a concentração fique mais difícil.


Opções super saudáveis

Dado três exemplos do que não devemos manter nas lancheiras, Manoela Sena ainda nos ajuda a substituir esses e outros itens para que seu filho (a) tenha uma lancheira super saudável, vamos lá:

Suco Natural - se tiver a opção de enviar a polpa de fruta para que o suco seja feito no horário do lanche, ótimo. Mas me refiro a polpa que você mesma extraiu em casa. Outra dica é separar a polpa em quantidades pequenas já para esse fim, você pode também colocar um ou dois cubos de polpa na garrafinha térmica, com água. No horário do lanchinho seu filho só vai precisar agitar e beber um refresco maravilhoso e saudável.

Pão Caseiro -  o ideal é priorizar os pães caseiros, aquela receitinha da vovó que está guardada no funcho do armário vai fazer sucesso. Caso não tenha nenhuma receita bacana, anota aí duas receitinhas da chef da Porções de Amor:





Bolo - bolos também são ótimos lanches, mas evite enviar bolos com recheios e coberturas.

Fruta - Eu sei que nós já estamos cansadas de saber e de ouvir que as frutas não devem faltar nas lancheiras, mas veja as melhores opções para levar:



  • Laranja* -  fonte rica em vitamina C: vitamina C possui um papel muito importante no organismo, já que ajuda na formação do colágeno, ossos, dentes, glóbulos vermelhos, e favorece a absorção de ferro dos alimentos e a resistência as infecções.


*Descasque e passe o filme plástico (pvc) ou coloque em saquinhos de plástico zipados. Por incrível que pareça têm escolas que cobram uma taxa extra para cortar e descascar as frutas.



  • Uva - fonte de carboidratos, importantes para o fornecimento de energia para o corpo. Também contém vitamina C, vitaminas do complexo B e sais minerais como ferro, cálcio e potássio. A uva, principalmente a escura, possui ação antioxidante, ou seja, combate os radicais livres e também é anticancerígena.




  • Maçã – uma das frutas mais consumidas no mundo, com composição nutricional que merece destaque, principalmente pelo seu alto valor de vitaminas do complexo B, vitamina C e E, além do mineral potássio. Além disso, sua composição de fibras, principalmente da pectina, fornece aproximadamente 10% das necessidades diárias de fibras.




  • Banana – tem embalagens apropriadas no formato da fruta para armazenar na lancheira. A fruta é rica em vitamina B6, vitamina C e potássio.


Com essas dicas você, mamãe, vai conseguir deixar a lancheira do seu filho muito mais saudável e saborosa!

Investir em Sabor com Saúde? Sim, é mais que possível.


Mãe dedicada e apaixonada por culinária, Manoela Sena resolveu investir em alimentação saudável para bebês depois do nascimento da pequena Duda (4 anos). E não é que deu certo? Assim surgiu a Porções de Amor, empresa especializada em papinhas e marmitinhas caseiras totalmente artesanais, desde o preparo até a finalização com a rotulagem. E o melhor, sem condimentos e nenhum tipo de açúcar!


Se você também acha que alimentação saudável começa na infância está na hora de dar um "up" na alimentação do seu filhote e, o melhor, pode estocar as comidinhas para uso diário no freezer. Mesmo que você seja uma mãe super prendada e saiba (e goste) de cozinhar, acredite, sempre é bom ter algumas marmitinhas congeladas em casa para emergências ou saídas de final de semana.

Para conhecer o trabalho da Manoela Sena na Porções de Amor, acesse www.porcoesdeamor.com.br ou a fanpage: facebook.com/porcoesdeamorpapinhas

Descontão KIT PAPINHAS para as mamães #muitoalemdasfraldas

Nenhum comentário: