"O papel da educação é de nos ensinar a enfrentar a incerteza da vida; é de nos ensinar o que é o conhecimento, porque nos passam o conhecimento, mas jamais dizem o que é o conhecimento. (…) Em outras palavras, o papel da educação é de instruir o espírito a viver e a enfrentar as dificuldades do mundo”.
(Edgar Morin, educador e filósofo francês)
Colocadas à luz as constantes des(re)organizações , avanços e retrocessos dos processos educacionais no país, sobretudo, a ausência de uma política que valorize o profissional da Educação, fica visível a responsabilidade do professor em formar, cada vez mais, cidadãos pensantes que compreendam a realidade em que vivem para que, com olhar reflexivo e sociocrítico, busquem transformá-la.
Entretanto, como ser um professor engajado diante do descaso, da baixa remuneração e da cansativa jornada de trabalho? Nas palavras do filósofo e professor Ivo Lima dos Santos “Como realizar sua jornada a contento, tendo de enfrentar condições precárias de trabalho; pular miúdo para dar conta de atuar em várias escolas para completar sua carga horária; ministrar aulas em salas abarrotadas, que dificulta imensamente o desenvolvimento de um bom trabalho, entre outros fatores que interferem negativamente na educação?”.
Poderíamos entender, neste contexto, que ser professor é cumprir uma missão? Que ser professor é permanecer na conjugação do verbo esperançar?
No exercício da cidadania, na formação do cidadão, ser professor é estar em um cenário de lutas por um mundo melhor, mais justo. Ser professor é poder se ver jardineiro e jardim em um quadro de Van Gogh. É, realmente, equilibrar esperanças na parceria educador/educando; é não sucumbir às mazelas sociais, culturais e políticas, ao contrário, contribuir para diminuí-las.
Ser professor não é missão, mas, sim, profissão!
Por Iêda Lúcia de Oliveira
Professora e Mãe de dois filhos
Historiadora, pós-graduada em História Social, leciona história, filosofia e sociologia na rede pública estadual de São Paulo.
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