Mas, agora, a vida mudou e na maioria das escolas não tem mais comemoração de Dia das Mães. Tem Festa da Família. Sabe por que? Porque mãe é quem cuida!
photo by Alex Prager
Não, não é malcriação da minha doce pessoa não! É verdade! Mãe é quem cuida. Pode ser um pãe (pai que cuida também faz papel de mãe), pode ser a vovó coruja, pode ser uma tia amorosa, a madrinha presente, a madrasta que também adotou o pequeno como filho e pode ser até... duas mães!
Quantas e quantas crianças sem mães (falecidas ou ausentes) têm grande trauma de festinha de Dia das Mães até hoje?! Um amigo meu me confessou que, mesmo depois de adulto, ainda lembra de como era sofrido o Dia das Mães na escola. Sua mãe o abandonou... fugiu no mundo com outro homem e nunca mais voltou. E o Dia das Mães na escola era a pior experiência que podia passar, anualmente. Todas as mães chegando, beijando, abraçando... cheirando o cangotinho... e ele nem podia faltar. Sua avó estava lá por ele... mas não era a mesma coisa. Não era mesmo.
E por que não era? Porque ele não sabia que mãe é quem cuida e se sentia excluído. A escola iniciou uma tradição linda de comemoração das mamães (com todo o louvor que as mães presentes merecem) mas que precisa mesmo se atualizar e se adaptar.
A diversidade na formação das famílias hoje em dia é enorme, a configuração tradicional de família com pai, mãe e filho é muito limitada. E quem duvida?
Então mamães, posso garantir que com uma festa chamada Dia da Mães ou uma festa chamada Dia da Família você vai fazer tudinho que eu fiz no primeiro parágrafo. Leva o lenço, a câmera fotográfica e aproveita o SEU DIA!
O Dia da Família é seu! E do seu marido, da vovó, da titia, da madrinha, da madrasta fofa também! Vamos abraçar a Festa da Família. Afinal, a escola tem o papel de educar e incluir, sempre.
Feliz Dia da Mães para gente!
Cinthia Fontoura
Mãe de 3
Para nos acompanhar clique aqui e curta nossa página no facebook
Nenhum comentário:
Postar um comentário