Em 2013, a presidente Dilma sancionou a lei a Lei nº 12.796/2013 que torna obrigatória a oferta gratuita de educação básica a partir dos 4 anos de idade já partir de 2016. Dessa forma, os pais que não matricularem seus filhos na educação básica no ano que vem, poderão ser punidos com multa.
"Mas, afinal, qual a importância do meu filho ir para escola brincar?”
Pois saiba que brincar é coisa séria. Além de se divertir e socializar, outras habilidades essenciais como linguagem e a coordenação motora são desenvolvidas. Eles também realizam diversas atividades que aumentam a noção espacial-temporal (consciência do corpo com o tempo) e a coordenação motora fina (como por exemplo, aprender a pegar no lápis) algo fundamental para o futuro processo da escrita.
Quando a criança senta em uma mesinha para realizar uma tarefa ela está aprendendo, por exemplo, a entender instruções e a se concentrar no trabalho escolar. Aprende ainda que tudo tem seu tempo (rápido, demorado, uma hora/ 1 minuto) e que está rodeada de símbolos (números e letras) que expressam quantidade ou servem para nomear coisas. Inclusive, muito antes de saber ler, já conseguem identificar que o seu próprio nome é escrito por esses símbolos e alguns podem até mesmo já reconhecer o seu nome nos materiais escolares.
Apesar de ser trabalhado as letras e os números na educação infantil, o objetivo aqui não é alfabetizar a criança, mas sim apresentar ludicamente esses códigos tão importantes no nosso cotidiano. Por isso, mães, não se desesperem se seu filho não souber ler e escrever prestes a ir para o primeiro ano, o intuito é eles se familiarizarem com esse mundo novo.
Mesmo quando as crianças vão ao parquinho elas não estão apenas “brincando”, estão aprendendo a esperar sua vez e a dividir esse espaço com outras crianças. O dia do brinquedo, atividade a cada dia mais comum nas escolas, pode até parecer ser apenas um dia para que eles levem seus brinquedos preferidos para sala de aula, mas não, na verdade, o dia do brinquedo é o dia que eles aprendem a dividir o que é seu.
Então mamães, ao meu ver, a educação básica aos 4 anos trará muito mais benefícios para o desenvolvimento de nossas crianças. Se o seu filho já fez 4 anos matricule-o na escola. A nova Lei traz não só uma obrigação para os pais de fazê-lo, mas também uma obrigação para os estados e municípios de oferecerem essas novas vagas para todos.
E você? O que acha da nova Lei? Deixe sua opinião.
Por Jan M
Jan é Pedagoga e mãe de dois filhos
Pedagoga com Habilitação em Educação Especial e pós graduação em Psicopedagogia.
**IMPORTANTE: Para saber mais, consulte o Portal do MEC.**
- Nos acompanhe clicando AQUI e curtindo nossa página no facebook.
Figura retirada do site Pinterest.